II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido - II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

Catedral Nossa Senhora dos Remédios

Por Admin Jovens do Semiárido dia em Cidade

Catedral Nossa Senhora dos Remédios
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Foto: Diocese de Picos

A Catedral Nossa Senhora dos Remédios é o cartão postal da cidade de Picos e foi eleita no ano de 2012 a segunda maravilha do Piauí, perdendo apenas para o Delta do Parnaíba. A construção da catedral teve início no ano de 1948, se estendendo por 20 anos, sendo concluída no ano de 1969.

A catedral construída em estilo neogótico possui duas torres de 40 metros de altura que podem ser vistas por quase toda a cidade. Os vitrais chamam a atenção logo na entrada, com suas formas geométricas e desenhos que remetem a passagens bíblicas, formam sofisticados jogos de luzes coloridas que decoram o ambiente. Os seus altares laterais são construídos em mármore e abrigam imagens de santos que ornamentam cuidadosamente o ambiente.

O piso é composto de um belo ladrilho hidráulico, feito de forma artesanal e já bastante antigo e o teto possui um lindo céu, estampado com imagens de diversos santos.

As celebrações religiosas da catedral atraem fiéis de Picos e demais cidades vizinhas, sendo os festejos em alusão a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade, um dos preferidos entre os fiéis.

A catedral é um dos templos mais requisitados da cidade para a realização de casamentos, batizados, missas em ação de graças, dentre outras celebrações. Os fiéis relatam escolherem o ambiente pela sua beleza, mas também pela paz que sentem naquele ambiente religioso.

A beleza do templo religioso ainda é completada pelas cores da feira livre de Picos que fica nas suas proximidades, onde é possível encontrar roupas, calçados, frutas, ervas medicinais e uma variedade de utensílios que em muito remetem a cultura picoense.

As missas ocorrem na catedral de segunda a sábado às 19:00 e aos domingos nos horários de 09:00, 17:00, 19:00, sendo as missas dos domingos as mais requisitadas. Nos dias 13 de cada mês são realizadas missas também às 12:00 e às 19:00. Já as confissões ocorrem de segunda a sexta às 19:40hs, nos sábados e domingos as 20:00 e nas primeiras quintas-feiras de cada mês das 08:00 às 11:00hs e das 14:00 às 17:00hs.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Catedral Nossa Senhora dos Remédios

Enviando Comentário Fechar :/