II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido - II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

Feira Livre de Picos

Por Admin Jovens do Semiárido dia em Cidade

Feira Livre de Picos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Foto: João Paulo Leal

A feira livre de Picos, considerada uma das maiores do Piauí e também do Nordeste, se tornou parada obrigatória por quem passa pela cidade, seja para fazer compras ou apenas para conhecer a sua intensa atividade comercial, fortemente arraigada à cultura picoense e nordestina.

As atividades na feira começam muito cedo, antes das cinco da manhã já é possível ver diversos feirantes se preparando para mais um dia de trabalho e os primeiros compradores começando a chegarem. Na feira pode se encontrar de tudo, desde roupas, calçados, acessórios, ervas medicinais, frutas, utensílios domésticos e muito mais.

A economia picoense sempre esteve fortemente ligada ao comércio, propiciado pela localização geográfica da cidade, hoje cortada pelas BRs 316, 020, 230, 407 e pela PI 379. Até por volta dos anos 1980 grande parte dos produtos comercializados na feira livre de Picos eram produzimos pelos seus próprios moradores e moradores de cidades vizinhas cortadas pelo Rio Guaribas.

Nas margens do Rio Guaribas era cultivada uma grande variedade de produtos como alho, melancia, cebola, melão, dentre outros. Todos esses produtos eram levados para serem comercializados na feira livre de Picos. Com a decadência das plantações as margens do Rio Guaribas a partir da década de 1980, muitos feirantes optaram por adquirir mercadorias de outras cidades e estados como Petrolina-PE e Bahia, dando continuidade assim a feira livre.

Os visitantes da Feira livre de Picos podem ainda complementar o seu passeio conhecendo o mercado municipal e a Catedral Nossa Senhora dos Remédios, eleita uma das sete maravilhas do Piauí. Tanto o mercado municipal como a Catedral ficam a poucos metros de distância da feira livre.

A feira livre funciona no centro de Picos, de segunda a sábado, sendo o sábado o dia de maior movimentação.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Feira Livre de Picos

Enviando Comentário Fechar :/