II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido - II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

Jovens do Ceará participam de encontro de jovens rurais do semiárido no Piauí

Por Admin Jovens do Semiárido dia em Novidades

Jovens do Ceará participam de encontro de jovens rurais do semiárido no Piauí
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

As juventudes do semiárido cearense, apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio dos projetos Paulo Freire e São José, participaram do “II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido – projetos FIDA no Brasil” nos dias 5, 6 e 7 de abril, na cidade de Picos, Estado do Piauí. O evento é uma realização do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Semear Internacional e Projeto Viva o Semiárido, em parceria com movimentos sociais e de juventudes, Prefeitura de Picos e Governo do Estado do Piauí.

O II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido reuniu cerca de 500 participantes, entre jovens e representantes dos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Piauí. As juventudes do Ceará, com cerca de 40 participantes foi representada por jovens beneficiários dos Projetos Paulo Freire e São José e dos movimentos sociais, Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e MST, e FETRAECE, Projeto Dom Hélder Câmara e Escola de Gastronomia do Ceará.

Jovens do Ceará participam de encontro de jovens rurais do semiárido no Piauí

Além de ocuparem os espaços de debate e proposição, os jovens do Ceará contribuíram no cerimonial do evento, elaboração da carta das juventudes, facilitação de oficinas e mediação de plenárias. “O maior desafio para nós é não aceitar se identificar como índio. Para isso mudar é preciso ter a maior participação em eventos como esse. No Ceará, (por exemplo) temos identificado 14 povos indígenas, o que acho muito pouco. É preciso identificar mais, e o jovem pode ajudar nisso”, acredita o jovem indígena Thalysson Teixeira de Matos, da Aldeia Tabajara, município de Quiterianópolis.

Já a jovem quilombola Joseli Cordeiro, de 26 anos, mediou a plenária “Quebrando paradigmas: Juventude, relações de gênero e diversidade sexual”. A jovem do Quilombo Batoque, município de Pacujá, destaca a importância de pautar as questões e os desafios que as juventudes mulheres e LGBT+ têm no campo. “São temáticas que agora estão ganhando corpos nesses eventos. A gente sempre soube dessa diversidade no campo, mas só recentemente estão sendo rediscutidos com mais força. É muito importante a gente quebrar esses paradigmas”, frisou.

Talentos do Semiárido

Durante o evento, as juventudes puderam expor e comercializar produtos naturais e beneficiados. Os projetos da SDA levaram o artesanato, como chapéus e bolsas da palha da carnaúba; sabonetes produzidos a partir do óleo do coco do babaçu e aromatizados com essências naturais; doce de coco e mamão; e acessórios produzidos por grupos de jovens e mulheres beneficiárias do Projeto Paulo Freire.

Jovens do Ceará participam de encontro de jovens rurais do semiárido no Piauí

“O encontro precisava ter um posicionamento político e conseguiu dar esse caráter. E, ao mesmo tempo, de formação e construção de conhecimento. Os jovens conseguiram muito bem assimilar todo esse contexto nacional e o processo de aprendizagem entre todos”, afirma Moacir de Sousa Júnior, técnico do Projeto São José.

“A realidade da juventude camponesa, em qualquer que seja o local que ela está inserida no Nordeste, é uma realidade muito comum, parecida. E a construção desses cenários e oportunidades é importante que as políticas públicas estejam de fato integradas: convivência com o semiárido, educação, cultura, na perspectiva de sempre avançar”, complementa Íris Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire.

 

Por: Ascom | Bernardo Lucas - bernardo.lucas@sda.ce.gov.br | Rones Maciel rones.maciel@sda.ce.gov.br

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Jovens do Ceará participam de encontro de jovens rurais do semiárido no Piauí

Enviando Comentário Fechar :/