II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido - II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido

Museu Ozildo Albano

Por Admin Jovens do Semiárido dia em Cidade

Museu Ozildo Albano
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Foto: Edvan Oliveira

O Museu Ozildo Albano localiza-se no centro da cidade de Picos – Piauí e conta com um vasto acervo que vai desde peças de artes sacras até artefatos arqueológicos. O seu acervo conta com fotos, utensílios utilizados em celebrações religiosas, imagens de santos e muitas outras peças que fazem referência a forte religiosidade da cidade desde os seus primórdios.

O acervo do museu começou a ser construído pelo professor e historiador Ozildo Albano, que desde muito cedo sempre foi um entusiasta da história e da cultura da cidade de Picos. Ozildo começou a adquirir, catalogar e preservar peças como livros, documentos, imagens religiosas e demais objetos representativos da cultura local em sua própria casa. Chegando a organizar um espaço, que denominou, em homenagem a um de seus antepassados, Museu-Biblioteca Capitão-Mor João de Deus Gomes Caminha.

Museu Ozildo Albano

Foto: Edvan Oliveira

Em 1966, o professor Ozildo Albano abriu o espaço para a visitação pública, recebendo principalmente estudantes e pesquisadores da região, os quais o professor fazia questão de receber pessoalmente.

No ano de 1999 o acervo foi instalado no prédio onde funcionou a Grupo Escolar Coelho Rodrigues. O prédio foi recuperado e adaptado para que possa receber tanto o acervo como o público em geral. Isso foi possível graças ao regime de comodato estabelecido com a Fundação Estadual de Cultura e do Desporto do Piauí.

Entre os anos de 2011 e 2012 o museu passou por uma grande reforma, recebendo melhorias em seu espaço físico, que incluem desde a climatização do ambiente até a modernização dos seus espaços e implementação do laboratório de conservação.

 

O museu recebe muitas visitas de moradores da cidade de Picos e de sua macrorregião, principalmente estudantes e professores, em busca de desenvolverem pesquisa sobre a cultura picoense.

Endereço: Praça Josino Ferreira nº 404 – Centro - Picos – PI - CEP: 65.600-096

Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00

E-mail: museuozildoalbano@gmail.com

Facebook: museuozildo.albano

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Museu Ozildo Albano

Enviando Comentário Fechar :/